Notícias
Diálogo
Funai apoia realização da assembleia geral de mulheres indígenas no Amapá
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou a realização, entre 1° e 3 de dezembro, da Assembleia Geral da Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão (AMIM), que representa as mulheres dos povos Galibi Kali’na, Galibi Marworno, Karipuna e Palikur, das três terras indígenas localizadas em Oiapoque (AP): Galibi, Juminã e Uaça. A aldeia Kuahi sediou a assembleia, que contou com uma média de 200 participantes.
O evento abordou temas sociais de interesse das mulheres indígenas, como a violência contra a mulher; as pragas das roças e impactos das mudanças climáticas; orientações sobre políticas públicas, direitos sociais e previdenciários; e palestra acerca da educação ambiental e projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com destaque para a oficina de sabão ecológico, que foi demandada por muitas aldeias.
A programação tratou ainda de pautas internas, como a revisão do estatuto e atualização da composição da diretoria e coordenadoras regionais, além de uma mesa que resgatou a história da AMIM e a trajetória das fundadoras no movimento indígena. Também foram apresentados os projetos e atividades apoiadas e executadas pela AMIM, incluindo a prestação de contas do exercício 2023.
Além das associadas e convidadas, a programação contou com a participação de servidores da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará da Funai; da Coordenação Técnica Local da Funai em Oiaporque; do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO); do Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará; da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá (SEPI); da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres; do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) em Oiapoque; do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Oiapoque; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; do Sebrae Oiapoque e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), parceiro na realização da Assembleia.
A Funai apoia atividades como essa por considerar de fundamental importância o fortalecimento do protagonismo das mulheres indígenas em todos os espaços de mobilização e atuação política. Os preparativos para o evento incluíram a realização de uma ação itinerante, entre 5 e 13 de novembro, para convidar as mulheres a participarem da assembleia, além de buscar sugestões de projetos e atividades para o planejamento de 2024. As visitas foram realizadas por uma comissão composta pela Funai, AMIM, CCPIO, SEPI e Iepé.
Para 2024, as discussões, encaminhamentos e sugestões de projetos das mulheres durante a assembleia serão considerados durante a elaboração dos Planos de Trabalho da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará da Funai, com foco na proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas.
Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará