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Centro Audiovisual do Museu do Índio promove oficina virtual com o cineasta Takumã Kuikuro
O Centro Audiovisual do Museu do Índio (CAud-MI), localizado em Goiânia- GO e vinculado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), abre as inscrições para a oficina "Narrativa Audiovisual: Ponto de vista Coletivo Kuikuro de Cinema", a ser ministrada no modo virtual pelo cineasta Takumã Kuikuro. Serão, ao todo, oito encontros, nos dias 21, 23, 28 e 30 de agosto; e 4, 6, 11 e 13 de setembro, sempre das 14h às 16h (horário de Brasília).
A oficina, voltada prioritariamente para realizadores indígenas, abordará temas como etnomídia, importância da filmagem como registro etnográfico, além de aspectos técnicos e práticos do audiovisual.
As inscrições são gratuitas e ocorrem até 7 de agosto. Se inscreva preenchendo o formulário. https://forms.gle/gqduqPocKUh912xP7.
Takumã Kuikuro é cineasta, idealizador do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena, fundador do Coletivo Kuikuro de Cinema e presidente do Instituto da Família do Alto Xingu (IFAX). Atualmente, vive na aldeia de Ipatse, no Território Indígena Xingu (MT). Tem filmes premiados em festivais nacionais, como os de Gramado e Brasília; e internacionais, como o Terres em Vues - Présence Autochtone, em Montreal, Canadá. Entre os filmes premiados está o longa-metragem documental As Hiper Mulheres (2011), codirigido por Leonardo Sette e Carlos Fausto.
Em 2017, Takumã recebeu o Prêmio de Bolsa Honorária da Universidade Queen Mary de Londres, Inglaterra. Em 2019, foi o primeiro jurado indígena do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É também idealizador e curador do 1st Brazil Indigenous Film Festival UK. Fez a curadoria da exposição Xingu: Contatos e da Mostra Demarcação das telas e revolução das imagens: celebrando a produção audiovisual indígena no Brasil, ambas realizadas este ano pelo Instituto Moreira Salles.
Confira a programação completa da oficina:
1ª PARTE DA OFICINA: RODA DE CONVERSA
Filmes etnomidia: a importância da filmagem como registro etnográfico (Patrimônio Imaterial).
2ª PARTE DA OFICINA: CONVERSA PRÁTICA
Elementos da câmera: foco, ponto de vista, planos fotográficos
Conversar sobre a gravação documental (história de objetos / artesanato / cantos)
Conversar sobre a simetria, cor, profundidade e espaço
Mostrar filmagem de 1 minuto para participantes da oficina
Dever de casa
3ª PARTE DA OFICINA:
Apresentação das imagens produzidas na prática
4ª PARTE DA OFICINA: CONVERSA PRÁTICA
Montagem da câmera
Filmagem de 1 minuto com a visão de cada participante (história pessoal, criação de ficção
com seu próprio território)
Explicar sobre o posicionamento da imagem, profundidade, figura, fundo e perspectiva de
visões cinematográficas
Dever de casa
5ª PARTE DA OFICINA: CONVERSA PRÁTICA
Filmagem: Plano geral, plano americano, plano detalhe
Gravar off (escolha de personagem e em seguida gravar as imagens)
Gravar som separado / trilha sonora
6ª PARTE DA OFICINA: CONVERSA PRÁTICA
Formar grupos para gravar os detalhes da imagem da aldeia
histórias narradas (escolha de personagem)
Fazer um filme carta (1 a 5 minutos)
Dever de casa
7ª PARTE DA OFICINA: CONVERSA PRÁTICA
Dar a continuidade e a finalização da 6ª parte
Falar sobre programa de edição de Adobe Premiere, montagem, legendagem, finalização,
distribuição, festivais, exposição, criação de produtora e distribuidora para realizadores
indígenas
8ª PARTE DA OFICINA:
Apresentação do material produzido pelos participantes da oficina
Espaço livre para apresentação do trabalho