Notícias
A pedido da Funai, Caixa e MDS firmam parceria de atendimento ao Povo Yanomami
Mais um passo na assistência ao Povo Yanomami foi dado pelo Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal assinaram um protocolo para a instalação de duas agências do banco e uma Casa Lotérica para atendimento especializado aos indígenas no Amazonas e em Roraima. A iniciativa atende a uma solicitação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O Caminhão da Caixa, que presta os mesmos serviços de uma agência, mas de forma itinerante, começa a atuar nesta quinta-feira (09) a partir de Bonfim. Nos dez dias seguintes, a unidade móvel passará por Normandia, Amajari e Mucajaí, todos em Roraima.
O município de Bonfim também receberá uma agência do banco, prevista para março. A outra unidade da Caixa e uma nova Casa Lotérica serão instaladas em São Gabriel da Cachoeira (AM) até junho. As ações irão beneficiar 10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses.
“Temos a missão de novamente tirar o Brasil do mapa da fome e da insegurança alimentar e, ao mesmo tempo, garantir que tenhamos dignidade e melhoria de vida. Garantir que a gente tenha inclusão socioeconômica”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante o anúncio das medidas, na terça-feira (07) em Brasília, ao lado da presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
Na região de Surucucu, está sendo construído um aeródromo para a aterrissagem de aviões de maior porte que levam cargas e suprimentos, por exemplo. Uma unidade de saúde para atendimentos mais complexos também está prevista. Além disso, o MDS e a Caixa estudam um ponto de atendimento no local, que só é possível acessar por via área ou marítima.
O conjunto de medidas partiu de articulações realizadas pela Funai com diferentes órgãos. "A Funai acompanhará todos os processos, garantindo as explicações sobre os programas de transferência de renda e a devida consulta aos povos indígenas envolvidos", ressalta a presidente da Fundação, Joenia Wapichana.
Cartão de Débito
Os contemplados pelos programas sociais do Governo Federal também vão contar com uma nova facilidade. A presidenta da Caixa anunciou que o banco irá disponibilizar cartões com a função débito. Atualmente, os cartões contam apenas com a função saque.
A parceria com a Caixa vai garantir a presença de tradutores, já que são diversos idiomas diferentes falados nas comunidades. O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento a essa população.
Outra novidade é que o MDS irá mudar a regra de cronograma de pagamento do novo Bolsa Família para essas pessoas. Hoje, elas seguem a escala do público em geral, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). “Os indígenas chegam e esperam dias, em locais às vezes inadequados e a custo elevado. Então, vamos criar uma regra que permita, com antecipação de recursos para a Caixa, um planejamento, a partir de cada unidade, de cada agência, esse pagamento”, concluiu o ministro.
Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações do MDS