Notícias
Unidade descentralizada da Funai no Nordeste dialoga com lideranças indígenas Xokó
Construção de ginásio esportivo atende demanda antiga dos indígenas. Foto: Divulgação / Funai
Uma equipe da Coordenação Regional (CR) Nordeste I, unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) com sede em Maceió (AL), iniciou em fevereiro uma série de visitas a aldeias dos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, a fim de dialogar com as lideranças indígenas em busca de soluções para as demandas das comunidades. Na última semana, eles foram recebidos pelo Pajé Jair Acácio e pelo Cacique Lucimaro Apolônio, lideranças da aldeia Xokó, na área indígena Caiçara, situada no município de Porto da Folha (SE).
Cerca de 140 famílias indígenas vivem na aldeia, de acordo com o coordenador regional da Funai no Nordeste, Márcio Donato. Ele explica que foi conhecer melhor a localidade e que diversas melhorias tem sido realizadas, como a implementação de um Centro de Referência de Assistência Social Indígena (CRAS) e a construção de um ginásio esportivo no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, atendendo a uma demanda antiga da comunidade indígena. A obra é executada pelo governo estadual. A comitiva da Funai também foi recebida pelo prefeito do município, Miguel Laurentino.
A população Xokó totaliza hoje cerca de 405 pessoas, que são representadas pelo cacique, responsável pela condução dos assuntos materiais, administrativos e sociais da comunidade, e o pajé, que conduz os rituais sagrados. Eles vivem na área indígena Caiçara/Ilha de São Pedro, localizada no semiárido sergipano.
Assessoria de Comunicação / Funai