Notícias
No Mato Grosso, indígenas da etnia Xavante participam de gravação musical da Orquestra Banda Mirim
Apresentação musical da Banda Mirim. Foto: Divulgação / Funai
Indígenas da etnia Xavante que vivem na aldeia Novo Paraíso, participaram no último dia 27 de uma atividade musical organizada pela Polícia Civil de Barra do Garças (MT). Trata-se da gravação de um vídeo especial para divulgação do projeto Banda Mirim: uma orquestra com servidores da Polícia e participação dos Xavante, de alunos não indígenas e amigos da localidade. Na ocasião, a entidade também distribuiu cerca de meia tonelada de alimentos aos Xavante.
A Delegacia Regional da Polícia Civil do Município mantém projetos sociais na região, e adota a filosofia de ser uma polícia comunitária, um importante eixo de ação preventiva em segurança pública do Vale do Araguaia. Os ensaios e apresentações da orquestra são regidos pelo maestro Marcilon Pereira de Sousa, escrivão da Polícia e um dos idealizadores do projeto.
Em janeiro deste ano, a orquestra participou de um evento do Governo Federal, ocasião em que foi apresentado o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas. Na presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; do coordenador regional da Funai, Álvaro Peres; e de autoridades locais, os músicos entoaram o Hino Nacional Brasileiro.
CR Xavante
A Coordenação Regional Xavante é a unidade descentralizada da Funai em Barra do Garças, responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de indígenas que vivem na região sudeste do Mato Grosso. A área de atuação da regional abrange cerca de nove municípios onde vivem aproximadamente 16,8 mil indígenas.
Assessoria de Comunicação / Funai