Notícias
No Mato Grosso, Funai participa de Encontro sobre Brigadas Voluntárias
Foto: Priscila Steffen/Serviço Florestal dos Estados Unidos
A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou do Encontro Sobre Brigadas Voluntárias, do programa Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com o objetivo de debater questões ligadas à gestão de incêndios florestais e ao Manejo Integrado do Fogo (MIF). Realizado na Chapada dos Guimarães (MT), o evento contou com a participação de brigadistas voluntários da Terra Indígena Xerente, do Tocantins.
A presença dos brigadistas indígenas da etnia Xerente no encontro ajuda a fortalecer a capacidade técnica de populações locais, promovendo a troca de experiências sobre práticas do uso tradicional do fogo e dos recursos naturais. O evento reuniu representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias - Alter do Chão (PA), do Instituto Ipê, além dos indígenas da etnia Xerente.
“É muito importante poder compartilhar experiências. Isso contribui para melhorar nosso trabalho enquanto instituição, facilitando a integração com os demais parceiros, e incentiva mulheres que lutam pela mesma causa – a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Brasil”, afirma a instrutora e analista ambiental do Ibama, Ana Maria Canut. A ideia é que mais encontros como este sejam realizados, a fim de proporcionar a troca de experiência entre as instituições interessadas.
Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações do Ibama