Notícias
Indígenas Bakairi participam de curso de manutenção de máquinas agrícolas no Mato Grosso
Indígenas Bakairi participam de curso de capacitação. Fotos: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) apoia a realização de um curso de capacitação de técnicas em máquinas agrícolas, destinado para indígenas da etnia Bakairi no Mato Grosso. A atividade vai beneficiar pelo menos 15 indígenas das aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres. O treinamento inclui a manutenção de maquinários com a montagem e desmontagem do motor de tratores.
O curso tem duração de 15 dias, ocorrendo de 23 de maio a 8 de junho, em uma parceria da Funai com o Serviço Nacional De Aprendizagem (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Rosário Oeste. A capacitação vai auxiliar os indígenas principalmente nos períodos de safra, momento em que lidam com maquinário no plantio e colheita de arroz. A Aldeia Santana, onde vivem aproximadamente 32 famílias, é a aldeia sede da região, na qual estão localizadas as estruturas básicas, como escola, unidade de saúde e a Coordenação Técnica da Funai.
A produção de arroz é desenvolvida na Terra Indígena Santana, a 144 quilômetros ao norte da capital do estado, Cuiabá (MT). Entre 2019 e 2020, os indígenas plantaram 72 hectares de arroz, sendo que a área total é de aproximadamente 35.470 hectares. De acordo com a liderança indígena Edson Bakairi, neste ano a produção começará em outubro e está previsto o plantio de arroz, milho e feijão. "Até lá estamos preparando o solo para poder dar inicio à safra, assim que começar o período de chuvas", afirma Edson.
A Funai apoia a produção de arroz dos Bakairi por meio da Coordenação Regional (CR) de Cuiabá, mediante a disponibilização de maquinário, fornecimento de combustível, entre outros.
Assessoria de Comunicação/Funai