Notícias
Funai participa de visita técnica em bases da Operação Guardiões do Bioma
Fotos: Carla Marques - Ibama/PE e Geraldo Lopes da Conceição Cunha - Diplan/Ibama
A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou, nos dias 25 de 26 de maio, de visita técnica a duas bases operacionais da ação Guardiões do Bioma, situadas em Porto Velho (RO) e Humaitá (AM). O objetivo foi articular estratégias de planejamento, por meio de uma atuação integrada e permanente com diversos órgãos, em combate ao desmatamento ilegal no país.
A operação ocorre desde o início de março de 2022, sendo a previsão de que a iniciativa ocorra por um ano. Trata-se de uma ação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o objetivo de zelar pelo bioma Amazônia, que abrange a maior floresta tropical do mundo e, também, a maior bacia hidrográfica do planeta - a Bacia Amazônica.
A partir de alertas recebidos por um aplicativo desenvolvido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as equipes dos institutos de fiscalização ambiental e de polícia ostensiva são acionadas para a devida inspeção, com penalização para possíveis responsáveis por crimes contra o meio ambiente.
Além da Funai, participaram do encontro integrantes do MJSP, MMA, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ministério da Defesa, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Secretarias de Segurança Pública dos Estados (SSP’s), Polícias Civis e Militares estaduais.
Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Ibama