Notícias
Funai entrega trator a comunidade indígena de Pernambuco
Entrega de trator à comunidade indígena da etnia kambiwá. Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu a entrega de um trator à comunidade indígena da etnia kambiwá, na Terra Indígena de mesmo nome, localizada no estado de Pernambuco. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar nas aldeias e incentivar a autonomia dos indígenas da região.
A ação foi realizada pela Coordenação Regional Nordeste I, unidade descentralizada da Funai com Sede em Maceió (AL). A entrega ocorreu na aldeia Baixa da Alexandra e foi acompanhada por diversas lideranças indígenas. Além do trator, foi concedida também uma carreta para facilitar os trabalhos de transporte. A comunidade kambiwá agradeceu a disponibilização do maquinário e ressaltou a importância da iniciativa para ampliar a produção local de alimentos e garantir a independência de diversas famílias indígenas.
“A Funai quer que os indígenas sejam os grandes protagonistas de suas trajetórias e possam fazer suas próprias escolhas. A potencialidade das Terras Indígenas é imensa, e estamos aqui para levar o etnodesenvolvimento para as aldeias de forma segura e responsável. A entrega dos tratores é uma das inúmeras ações que demonstram e reforçam o compromisso da Nova Funai com a autonomia das comunidades indígenas”, destaca o presidente da fundação, Marcelo Xavier.
Recentemente, a Funai adquiriu e entregou 40 tratores para fornecer apoio a a atividades produtivas em diferentes aldeias no país. A intenção é garantir a segurança alimentar diversas etnias e possibilitar que elas ampliem a produção, investindo em processos de geração de renda. Ao todo, a fundação investiu de mais de R$ 5 milhões na aquisição do maquinário.
Assessoria de Comunicação/Funai