Notícias
Em Brasília, Funai reabre Sala de Apoio à Amamentação Mocamby
Foto: Mário Vilela / Funai
Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu a reabertura da Sala de Apoio à Amamentação Mocamby, localizada no 3º andar da Sede da fundação, em Brasília. O espaço é um local de acolhimento destinado às servidoras, colaboradoras e usuárias dos serviços da Funai gestantes e lactantes.
A reabertura é uma iniciativa do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Seass), vinculado à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codep) da Funai. “A Sala de Apoio à Amamentação é um espaço adaptado para receber e atender a força de trabalho feminina da Funai numa das melhores fases da vida, com todo o cuidado que este momento exige”, destacou a coordenadora da Codep, Camilla Rodrigues Marques. O espaço permanece aberto no período de expediente do órgão.
A sala conta com uma geladeira para armazenamento exclusivo de leite materno em recipientes adequados e identificados (que devem ser trazidos pela usuária), um microondas para aquecimento de água e leite, duas poltronas de amamentação, um biombo, uma pia para higienização de recipientes, outra pia com espelho para higienização de mãos e seios na coleta, um filtro de água e um trocador, além de itens de higiene como álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha.
O espaço de apoio à amamentação no local de trabalho contribui para que as servidoras da Funai consigam cumprir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de amamentar por dois anos ou mais, sendo exclusivamente no peito nos seis primeiros meses. Quando da intenção de doá-lo, o leite armazenado não deve permanecer por mais de cinco dias no congelador. É de responsabilidade da usuária, caso tenha interesse, a doação do leite a um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano.
“A Sala de Apoio à Amamentação demonstra o compromisso da Funai com o trabalho de atenção à saúde e ao bem-estar das servidoras gestantes e lactantes da instituição, com o intuito, também, de garantir o conhecimento de seus direitos e deveres e de coibir qualquer manifestação discriminatória”, ressaltou o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Paulo Henrique de Andrade.
Durante o mês de março, a Funai também irá promover palestras com temáticas voltadas à saúde da mulher, em parceria com a Geap. A primeira, no dia 16, às 10h, na Sala Multiuso, leva o título "Tratando a Endometriose". A segunda palestra ocorre no dia 24, às 16h, no mesmo local. As atividades serão conduzidas pela médica Patrícia Espiño.
Assessoria de Comunicação / Funai