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Aplicativo SOUGOV.BR ultrapassa um milhão de usuários
O aplicativo SOUGOV.BR, solução digital implementada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Economia, alcançou a marca de um milhão de usuários, de um total de 1,3 milhão de servidores do Poder Executivo Federal. Pelo app é possível acessar mais de 40 serviços que facilitam e modernizam o relacionamento do servidor com o governo.
Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, o aplicativo representa a transformação digital aplicada pelo governo, voltada para o atendimento das necessidades dos servidores, com soluções digitais ágeis e a mesma qualidade entregue a todos os cidadãos brasileiros.
“É inovação desde a forma como a Administração Pública realiza o trabalho de gestão de pessoas em cada órgão e entidade, até o atendimento de cada servidor. Através da ferramenta, os servidores entendem como o meio digital pode melhorar a vida de todo mundo. É o governo atendendo pelo digital os cidadãos servidores que atendem digitalmente e presencialmente a população”, pontua o secretário.
Com o app, os servidores não precisam mais ir até uma unidade de gestão de pessoas para requerer seus benefícios ou cumprir seus deveres, como solicitar licenças, declarações ou entregar, por exemplo, um atestado de saúde. “O trabalho envolveu um olhar atento à simplicidade, facilidade de acesso e combate à burocracia. O foco do aplicativo é 100% no usuário e em suas necessidades”, completa o gestor.
Além da rapidez, comodidade e qualidade no atendimento ao servidor, a digitalização dos serviços na Administração Pública Federal vem permitindo que a força de trabalho, antes utilizada para atividades operacionais desgastantes e repetitivas, seja direcionada para atribuições mais estratégicas, que valorizem o público e estimulem novas políticas públicas de gestão de pessoas.
Ainda este ano, o SOUGOV.BR vai oferecer outros serviços aos seus usuários, como solicitação de licença para capacitação, registro eletrônico de frequência, pedidos de férias, aposentadoria e pensão. Os serviços atualmente disponíveis no ambiente web do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal também serão totalmente migrados para o SOUGOV.BR, caracterizando definitivamente o aplicativo como o único canal de serviços ao servidor.
Para saber mais informações sobre a plataforma, acesse:
Assessoria de Comunicação/Funai
com informações da Secretaria Especial de Comunicação Social