Notícias
Funai abre consulta sobre dados abertos à opinião pública
A Fundação Nacional do Índio (Funai) abriu na quarta-feira (9) a consulta à opinião pública sobre o inventário de base de dados do órgão indigenista. A medida, que tem a finalidade de produzir o novo Plano de Dados Abertos (PDA) do período 2023-2025, prioriza para os cidadãos os dados mais relevantes produzidos ou acumulados pela Fundação, e sobre os quais não haja vedação expressa de acesso.
De acordo com a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica (CGGE), vinculada à Ouvidoria da Funai, a consulta vai permanecer aberta até o dia 23 de novembro. Por meio da consulta, o cidadão pode ajudar a escolher as bases de dados do inventário da Funai a serem publicadas em formato aberto. Clique aqui e participe da consulta pública sobre as bases do Plano de Dados Abertos 2023-2025.
Saiba mais
A participação social na priorização de abertura de bases atende à determinação da Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal, segundo a qual todas as unidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional devem disponibilizar suas bases de dados de forma aberta, isto é, sem restrições de licenças ou patentes, permitindo o livre acesso dos cidadãos a essas informações, sua utilização, modificação e compartilhamento.
Documento orientador para ações de implementação e promoção da abertura de dados da Funai, o PDA obedece a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar a compreensão e a reutilização de informações. É nele que se organiza o planejamento referente à implantação e racionalização dos processos de publicação de dados abertos.
Para consulta aos dados catalogados e disponibilizados com o PDA 2021-2023, acesse o site do Plano de Dados Abertos da Funai. Outras informações sobre dados abertos podem ser obtidas no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Assessoria de Comunicação / Funai