Notícias
Cultura: a música nas tradições indígenas
Foto: Acervo/Funai
A música tem papel de destaque na cultura das comunidades indígenas do país, sendo um importante meio de preservação de grande parte das memórias e tradições nas aldeias. A música dessas populações representa não somente a riqueza cultural das diferentes etnias, mas também um forte instrumento de socialização, promovendo conexão com a ancestralidade indígena e a natureza em suas mais variadas expressões.
A transmissão das composições mais antigas é passada oralmente de uma geração a outra, existindo, dessa maneira, canções que privilegiam diferentes momentos da vida cotidiana nas aldeias, como em ritos de passagem, festas em homenagem aos mortos, celebrações cíclicas, cultos aos ancestrais e festas guerreiras. Há, predominantemente, o uso de poucas notas e quase nenhuma variedade de andamento durante a sua execução. O ritmo geral é binário ou ternário e, às vezes, alternam-se em um mesmo verso.
Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco, feito com casca de tartaruga, as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto. Para fazer esse instrumento, os indígenas pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes. Depois, fecham o buraco, colocam no chocalho um cabo de madeira e o enfeitam com penas. Outro instrumento utilizado é o pau-de-chuva, feito com um longo canudo de bambu ou madeira, onde se colocam várias sementes.
Na cultura indígena, os instrumentos musicais se classificam predominantemente como membranófons, cujo som é produzido pela vibração de uma membrana ou pele esticada num suporte que pode ser percurtida com baquetas ou dedos, como os tambores e outros instrumentos de percussão; e aerófonos, que soam por uma coluna de ar posta em vibração, tais como as flautas, trombetas e apitos.
A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastante presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres. A fusão entre música e dança é uma forma de celebração e culto dos usos, costumes e crenças de cada etnia.
Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações da Universidade Federal da Bahia e da Prefeitura de Goiânia