Notícias
Primeira cooperativa agropecuária indígena do Mato Grosso do Sul é criada com apoio da Funai
Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), agricultores da etnia Kadiwéu criaram a primeira cooperativa agropecuária indígena no estado de Mato Grosso do Sul. Denominada Cooperativa dos Pecuaristas e Agricultores Indígenas Kadiwéu (Coopaik), a iniciativa será fundamental na promoção da autonomia dos indígenas, garantindo o etnodesenvolvimento da população.
A Coordenação Técnica Local (CTL) de Bonito, subordinada à Coordenação Regional (CR) de Campo Grande, unidade descentralizada da Funai no estado do Mato Grosso, incentivou a criação da Coopaik junto aos indígenas e instituições parceiras. Além dos Kadiwéu, a CR Campo Grande também atende indígenas das etnias Atikum ,Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofayé-Xavante e Terena.
A Coopaik será presidida pelo indígena Edelson Fernandes, que publicou uma nota de agradecimento por ter sido escolhido para a função e também destacou a atuação da Funai em todo o processo. “Em nome do cacique senhor Ciriaco Ferraz, quero estender meus agradecimentos a todos os demais Caciques e lideranças Kadiwéu pela confiança depositada. Obrigado ao coordenador da CTL Funai de Bonito, Adeilson da Silva, pela parceria. Meu muito obrigado por acreditar no futuro da Coopaik”, afirmou.
Fernandes também aponta a promoção do etnodesenvolvimento, a legalidade e a autonomia como peças-chave para o sucesso da iniciativa. “A partir de hoje, vamos usufruir os 539 mil hectares dentro da legalidade e normalidade, pois entendemos que a atividade econômica oriunda da pecuária e agricultura mecanizada é fundamental para nossa sustentabilidade e cidadania, já que o impacto positivo do retorno financeiro das atividades exercidas trará qualidade de vida para o povo Kadiwéu, garantindo independência financeira, segurança alimentar e geração de renda”.
A atuação da Funai tem sido marcada pelo incentivo ao etnodesenvolvimento em Terras Indígenas, com o apoio a diversas atividades produtivas sustentáveis desenvolvidas por diferentes etnias em todo o país. O trabalho do órgão vem promovendo a autonomia e o protagonismo das comunidades indígenas, por meio da geração de renda nas aldeias, de forma responsável.
Assessoria de Comunicação/Funai