Notícias
HOMENAGEM
Presidente da Funai recebe o título de cidadão mato-grossense
O presidente da Funai, Marcelo Xavier, recebendo o título das mãos do deputado Max Russi (PSB-MT), autor da iniciativa. Foto: Divulgação/Funai
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu o título de cidadão mato-grossense pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. O título foi entregue pelo deputado estadual Max Russi (PSB-MT), autor da iniciativa, na terça-feira (29), em Cuiabá.
“É com imensa honra e orgulho que recebo essa importante homenagem. Sinto-me lisonjeado pelo reconhecimento, fruto de muito trabalho, empenho e dedicação em prol do estado mato-grossense, ao qual sou muito grato e tenho grande estima. Continuarei atuando, firmemente, para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento e bem-estar de todo o Mato Grosso”, comenta Xavier.
Marcelo Xavier é natural da cidade de Adamantina, no interior do estado de São Paulo. Mudou-se para Mato Grosso no ano de 2008, como Delegado de Polícia Federal, tendo como primeira lotação a cidade de Cáceres, posteriormente passando pelas cidades de Sinop e Barra do Garças. Xavier ocupa o cargo de presidente da Funai desde julho de 2019, somando diversos avanços à frente da instituição.
“Defensor da autonomia dos indígenas, Xavier acredita na melhoria das condições de vida dos povos originários por meio de atividades sustentáveis que resultem em geração de renda às comunidades. Entre as suas prioridades frente à Funai, estão temas como promoção da dignidade, segurança jurídica e pacificação de conflitos”, ressalta o deputado Max Russi no projeto de resolução.
“Pela admirável história em sua carreira e por todo trabalho desenvolvido em prol do nosso estado, o doutor Xavier é mais que merecedor da presente homenagem”, destaca Russi. Antes de ocupar a Presidência da Funai, Xavier foi ouvidor do órgão entre 2017 e 2018 e, na Câmara dos Deputados, atuou como consultor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Funai/Incra em 2016. Formado em Direito, é pós-graduado em Ciências Criminais, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Assessoria de Comunicação / Funai