Notícias
DIÁLOGO
Presidente da Funai recebe o cacique Tapi Yawalapiti
Foto: Ubirajara Machado/Funai
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quarta-feira (8), na Sede do órgão em Brasília, o cacique Tapi Yawalapiti, do Parque do Xingu, estado do Mato Grosso. Na ocasião, foram discutidos temas de interesse das comunidades xinguanas, entre eles, o apoio à cultura tradicional e atividades produtivas na região.
A liderança apresentou demandas e necessidades das comunidades do Xingu ao presidente, que agradeceu a vista do cacique e se colocou à disposição das etnias. “A Funai está de portas abertas para os indígenas xinguanos, que contam com total apoio da Nova Funai. Esta gestão está aqui para somar e ajudá-los no que for preciso, sempre primando pelo respeito à autonomia da vontade dos indígenas”, pontuou Xavier.
Pela Funai, acompanharam a reunião o assessor de Acompanhamento aos Estudos e Pesquisas, Alexandre Santos, e o coordenador Regional do Xingu, Gleiky Magalhães.
No encontro, o presidente comunicou a entrega de um trator para ampliar as atividades produtivas nas aldeias do Xingu. No último dia 3, em Cuiabá (MT), durante evento de comemoração dos 54 anos da Funai, foi realizada uma entrega simbólica do equipamento, que integra um conjunto de 16 tratores. O maquinário foi adquirido pela Funai e será destinado a comunidades indígenas de diferentes regiões do país.
O cacique salientou a importância do trator para as atividades produtivas desenvolvidas no Xingu e também agradeceu o apoio da Funai para a realização dos rituais fúnebres sagrados denominados Kuarup. A fundação deu suporte aos eventos fornecendo recursos para combustível, ornamentação e gêneros alimentícios.
"Fico emocionado em ver o apoio que recebemos da Funai para o Kuarup, com a presença do presidente da instituição em dois eventos", comentou Tapi. O presidente Marcelo Xavier esteve na cerimônia promovida pelos Kamayurá, em agosto, e pelos Yawalapiti, em setembro.
Assessoria de Comunicação / Funai