Notícias
Etnodesenvolvimento
Indígenas fornecem 4 mil peças de artesanato à iniciativa privada em Santa Catarina
Fotos: CR Litoral Sul/Funai
Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), famílias indígenas da comunidade Piraí, no município de Araquari (SC), forneceram 4 mil itens de artesanato para o Grupo Ajinomoto no primeiro lote do Projeto Guarani I, desenvolvido junto às aldeias da região. O objetivo da iniciativa é distribuir nos supermercados os brindes de miniaturas de animais silvestres feitos pelos indígenas, gerando renda para a comunidade e valorizando a cultura local.
Cada brinde feito em madeira mede cerca de 7 centímetros e pode ser afixado nas portas das geladeiras. Após a entrega do primeiro lote de itens, no mês de agosto, a empresa pretende realizar outras ações de promoção do artesanato indígena para o público em geral. Para otimizar a distribuição das miniaturas em artesanato, a empresa comprou dos indígenas um conjunto de expositores artesanais e biodegradáveis. Foram adquiridos 2 mil expositores feitos artesanalmente pelos Guarani. São suportes confeccionados em palha que serão usados para expor duas linhas de temperos nos pontos de venda dos supermercados.
O coordenador regional da unidade descentralizada da Funai em São José (SC), Eduardo Remus Cidreira, afirma que a parceria com as comunidades indígenas vai permitir à empresa, ainda, iniciar a substituição do plástico utilizado nas embalagens por materiais sustentáveis. “A empresa parceira vai divulgar a história dos Guarani por meio de painéis nos supermercados. São banners de 1,5 metros de largura por 2 metros de altura que irão retratar em fotos o trabalho artesanal nas aldeias”, conta Remus.
Etnodesenvolvimento
Ainda no Sul do país, comunidades indígenas Guarani e Kaingang do Paraná têm obtido renda com a produção da erva-mate nos ervais nativos das Terras Indígenas Mangueirinha, Rio de Areia e Marrecas. A produção beneficia cerca de 700 famílias, que desempenham a atividade em uma área de aproximadamente 30 mil hectares. A atividade conta com o apoio da unidade descentralizada da Funai localizada em Guarapuava (PR).
Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Coordenação Regional Litoral Sul