Notícias
Funai recebe grupo de indígenas do estado do Tocantins
Foto: Ubirajara Machado / Funai
Uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) recebeu na quarta-feira (15), em Brasília, um grupo de indígenas das etnias Javaé e Carajás do estado do Tocantins. Na ocasião, os indígenas apresentaram suas demandas de etnodesenvolvimento e solicitaram apoio na implementação de atividades produtivas sustentáveis.
Pela Funai, estiveram presentes o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Denis Quadros, e o servidor Heber Siqueira Gomes. Participaram da reunião lideranças das aldeias Imuti I, Imuti II, Bela Vista, Boa Esperança, Cachoeirinha e Horotory-hawá. Na ocasião, o grupo manifestou interesse em implementar projetos de bovinocultura, piscicultura, etnoturismo e agricultura familiar, entre outros.
"As lideranças agradeceram a receptividade da Funai, bem como as orientações técnicas apresentadas pela Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, e comprometeram-se a protocolar seus projetos junto à unidade descentralizada da Funai na região, como forma de ver seus anseios realizados, fomentando, assim, a geração de renda de forma responsável em suas aldeias", explicou o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento.
Apoio
No último dia 3, em Cuiabá (MT), o presidente da Funai, Marcelo Xavier, realizou a entrega simbólica de 16 tratores a lideranças indígenas de diferentes regiões do país. O maquinário foi adquirido com recursos próprios da fundação com o objetivo de impulsionar as atividades produtivas nas aldeias e proporcionar autossuficiência alimentar e econômica às comunidades.
Recentemente, a Funai entregou outros 16 tratores para fornecer apoio às atividades produtivas em diversas aldeias no país. A intenção é garantir a segurança alimentar das diferentes etnias e possibilitar que elas ampliem a produção, investindo em processos de ampliação de renda. Foram investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição do maquinário agrícola para promover o etnodesenvolvimento nas comunidades indígenas.
Assessoria de Comunicação/Funai