Notícias
Funai recebe agricultores indígenas do Maranhão
Fotos: Ubirajara Machado/Funai
Uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) recebeu na terça-feira (7), em Brasília, um grupo de agricultores Guajajara da Terra Indígena Araribóia, região dos municípios de Arame e Amarante, no estado do Maranhão. Na reunião, os indígenas apresentaram seus projetos de etnodesenvolvimento e solicitaram apoio na implementação de atividades produtivas sustentáveis nas aldeias.
As lideranças demonstraram interesse ainda no desenvolvimento da agricultura familiar, com foco no cultivo de mandioca, milho, feijão, arroz, batata doce, entre outros alimentos. Na ocasião, o grupo também manifestou apoio à Nova Funai e agradeceu à fundação pelo respeito à vontade dos indígenas e pelo incentivo a projetos direcionados à geração de renda, emprego, autonomia financeira e resgate da dignidade das comunidades.
Estiveram presentes o presidente da Cooperativa Indígena de Agricultores da Terra Indígena Araribóia (COOPIND), Ubirajara Carvalho Guajajara; a presidente da Associação Novo Zutiwa, Helenir Guajajara; a vice-presidente da Associação Ka’ Até, Marinete Rodrigues de Sousa; o coordenador da Agricultura Indígena de Arame, José Marcos Guajajara; e o membro da COOPIND, Ozeas Filho Santos Sousa Guajajara.
Pela Funai, participaram o ouvidor, Antônio Edgard Santos; o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Fernando Moreira; o coordenador-Geral de Monitoramento Territorial, Alcir Teixeira; a coordenadora-geral de Gestão Ambiental, Paula Santana; o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento substituto, Denis Quadros; o coordenador de Projetos Demonstrativos, Monitoramento e Avaliação, Wilde Fernandes; a coordenadora de Produção Sustentável, Josiane Dourado; e o coordenador regional do Maranhão, Emanuel Cícero Ângelo.
Assessoria de Comunicação/Funai