Notícias
Gestão
Funai realiza visita técnica para melhorias em unidades descentralizadas no Maranhão
Fotos: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou esta semana uma visita técnica a unidades descentralizadas do órgão no estado do Maranhão. O objetivo foi verificar de perto as necessidades dos servidores, bem como levantar as principais demandas administrativas e finalísticas das unidades. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de Administração e Gestão substituto, Paulo Andrade.
Participaram da comitiva a coordenadora de Gabinete da Diretoria de Proteção Territorial, Maria Camila de Camargo; o coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da fundação, Marcelo Torres; o coordenador-geral de Tecnologia da Informação e Comunicações, Denilson da Silva; o coordenador de Conservação e Recuperação Ambiental, Guilherme Gonçalves; e a servidora da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos Marilúcia Macêdo Ningeleski.
Na segunda-feira (28), o grupo participou da cerimônia de inauguração da nova Sede da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Awá, em São Luís. No dia 29, a comitiva se reuniu com a coordenadora da Frente de Proteção Etnoambiental Awá, Daianne Veras, para promover o alinhamento institucional e discutir melhorias no âmbito administrativo, logístico e de gestão de pessoal, como foco no suporte e fortalecimento das atividades de campo.
No dia seguinte, a equipe esteve na Coordenação Regional (CR) do Maranhão, unidade descentralizada da Funai na cidade de Imperatriz. Na ocasião, foram realizadas reuniões com o coordenador da CR Maranhão, Emanuel Cícero Ângelo, e com chefes de Divisão e de Serviços, a fim de identificar pontos mais urgentes e relevantes para atenção e aprimoramento, bem como alinhar práticas e reforçar a padronização de procedimentos, processos e metodologias.
A viagem faz parte da série de visitas técnicas realizada pela Funai junto a unidades do órgão em todo o país. Com início em 2020, a série já contemplou, além da CR Maranhão, outras quatro coordenações: Centro Leste do Pará, Alto Solimões, Vale do Javari e Roraima. Segundo Paulo Andrade, a ideia é promover de uma a duas visitas técnicas por mês.
“O objetivo das visitas é fazer um diagnóstico da real situação das unidades, para, a partir daí, pensar políticas e estratégias de intervenção a curto, médio e longo prazo”, ressaltou Andrade. “Esta foi a quinta visita da série, mas, em especial, foi a primeira em que contamos com representantes das três Diretorias da Funai. O intuito é levar esse formato para as próximas viagens”, acrescentou.
“Viemos identificar as necessidades específicas da Coordenação Regional e da Frente de Proteção Etnoambiental, para que, de maneira integrada, possamos dar maior eficiência e eficácia às ações da política de proteção territorial da Funai no Maranhão”, completou Maria Camila.
O coordenador da CR Maranhão, Emanuel Cícero Ângelo, falou sobre a importância da ação. “A visita dessa comitiva de Brasília é de suma importância para as Diretorias conhecerem de perto a realidade da CR, os problemas, limitações e possibilidades. Ficamos muito felizes com o encontro. Juntos vamos conseguir aperfeiçoar nosso trabalho em prol das populações indígenas do estado do Maranhão”, frisou.
O diretor de Administração e Gestão substituto destacou ainda outro aspecto importante das visitas. “Elas são fundamentais para promover uma maior integração e proximidade entre as unidades descentralizadas e a Sede da fundação. A partir das visitas, podemos verificar in loco , por exemplo, a situação de efetivo de pessoal, as condições de trabalho dos servidores e as questões envolvendo estrutura física das unidades. Dessa forma, as melhorias serão pensadas considerando as particularidades e a realidade de cada local”, salientou.
Assessoria de Comunicação / Funai