Notícias
Funai promove ações de capacitação para servidores
A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Camilla Marques, e o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Paulo de Andrade, estão à frente dos trabalhos de promoção das capacitações. Foto: Guto Martins/Funai
A Diretoria de Administração e Gestão (Dages) da Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codep), que integra a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), promoveu no último mês de julho a realização de três novas capacitações em turmas exclusivas para os servidores da Funai.
Os treinamentos são resultado da parceria firmada entre a Funai e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), visando à oferta de cursos que atendam às necessidades de desenvolvimento do quadro funcional, constantes no Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) para o exercício de 2021.
O curso "Priorizando e Selecionando Projetos" teve como objetivo permitir que os servidores saibam identificar, priorizar, balancear e selecionar projetos alinhados com a estratégia organizacional. Além desse curso, foram abertas as inscrições para outros dois: "Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional", com intuito de permitir aos servidores conhecerem os principais atributos de um sistema de mediação de desempenho institucional, e "Análise e Melhoria de Processos", para identificação das vantagens e desafios da implantação da gestão por processos, bem como o reconhecimento da importância da sua relação com a Política Pública de Gestão do Governo Federal.
“Com os treinamentos, é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, elevar o desempenho profissional e institucional”, comentou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Funai, Camilla Marques. “Além do aprimoramento das competências, os participantes poderão atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido no âmbito de suas unidades”, completou a coordenadora.
O PDP 2021 apresenta necessidades de desenvolvimento indicadas pelos servidores em seis áreas: gestão e governança; gestão ambiental e territorial das Terras Indígenas; promoção e proteção dos direitos sociais, culturais e de cidadania dos povos indígenas; proteção territorial e dos povos indígenas isolados, demarcação e regularização fundiária de Terras Indígenas; e preservação dos bens culturais e documentos de línguas, culturas e acervos indígenas.
“O desenvolvimento do capital humano de uma organização é fator relevante para a atualização de conhecimentos, aprimoramento de habilidades e adoção de novas atitudes pelos colaboradores, refletindo na melhora do desempenho das equipes e, por consequência, no alcance de metas e entrega de resultados”, destacou o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Funai, Paulo Henrique de Andrade.
Recentemente, a CGGP selecionou mais de 100 ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento dos servidores da Funai. Os cursos, em sua maioria, são na modalidade à distância e possuem carga horária entre 7h e 60h. O catálogo contendo as opções de treinamento pode ser acessado aqui.
Assessoria de Comunicação/Funai