Notícias
Funai entrega veículo e embarcação para atendimento a comunidades indígenas na Bahia
[da esquerda para a direita] O coordenador regional, Lari Gomes; o chefe da CTL Paul Brasil, Wilson Souza; e o servidor da Funai, Noé Rocha. Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu a entrega de uma viatura oficial à Coordenação Técnica Local do órgão no município de Pau Brasil (BA) para o atendimento a comunidades indígenas da etnia Pataxó Hãhãhãe. A entrega do veículo foi realizada pela Coordenação Regional Sul da Bahia, unidade descentralizada da Funai em Porto Seguro (BA), que também forneceu um barco a motor para a aldeia Encanto da Patioba, no município baiano de Itapebi, a fim de dar suporte ao escoamento da produção agrícola da comunidade.
Situada às margens do Rio Jequitinhonha, a aldeia necessitava de uma embarcação para melhorar o transporte de produtos agrícolas até a cidade de Itapebi, explica a chefe da Coordenação Técnica Local de Eunápolis (BA), Dulcineia Bongestab. “Os indígenas da região têm na agricultura sua principal fonte de geração de renda. Embora estejam perto da cidade, o acesso sempre foi difícil. Por terra são 22 quilômetros. Pelo rio esse trajeto fica bem reduzido, o que facilita o transporte da produção da Terra Indígena Caramuru Paraguaçu sem custos adicionais”, frisa Dulcineia.
“Há anos os indígenas pleiteavam junto à Funai uma embarcação que viabilizasse o escoamento da produção e possibilitasse melhor acesso ao mercado consumidor local”, completa a coordenadora técnica local da fundação. A entrega do barco à aldeia aconteceu no dia 14 de outubro. No mês de setembro, a equipe de servidores da Coordenação Regional Sul da Bahia já havia se deslocado até a cidade de Pau Brasil para entregar a caminhonete da fundação ao chefe da Coordenação Técnica Local, Wilson Souza.
Conforme relata o coordenador regional da Funai, Lari Gomes, estas ações de apoio às atividades produtivas são um grande incentivo para os indígenas. “A entrega da picape Mitsubishi L200 ano 2019 a uma de nossas unidades locais e a entrega de um barco de alumínio equipado com motor e rabeta à comunidade indígena deverão proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de todas as famílias da aldeia”, afirma Gomes. A aquisição da embarcação e dos equipamentos foi realizada com recursos da Coordenação-Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO) da fundação.
Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Coordenação Regional Sul da Bahia