Notícias
Funai adquire tratores para ampliar produção indígena nas aldeias
O presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o coordenador regional de Cuiabá, Benedito Garcia. Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) adquiriu 14 tratores para apoio às atividades produtivas em diversas aldeias no país. A intenção é contribuir para que diferentes etnias ampliem a produção, garantam a segurança alimentar em suas comunidades e invistam em processos de geração de renda. Os tratores foram recebidos pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier, na unidade descentralizada da fundação em Cuiabá. Confira o vídeo:
“A perspectiva é que os tratores sejam entregues nas aldeias até o final do mês de agosto. Essa é mais uma ação que representa o compromisso da Funai com o desenvolvimento sustentável nas comunidades, a fim de levar segurança alimentar para as aldeias e gerar dignidade aos indígenas, por meio do auferimento de renda”, destaca Xavier
Além dos tratores, foram adquiridas 14 grades aradoras e 14 carretas. As compras foram realizadas pela Coordenação Regional de Cuiabá. A obtenção dos equipamentos faz parte de um processo de compras iniciado no final de 2020. Ao todo, serão adquiridos 40 tratores, 40 grades aradoras, 40 carretas para trator e 45 plantadeiras. Saiba mais aqui.
Segundo o presidente da Funai, a aquisição do maquinário é uma grande iniciativa da fundação para promover a autonomia das comunidades, com foco no etnodesenvolvimento, que busca melhorar as condições de vida das populações indígenas, ao mesmo tempo em que respeita e valoriza a cultura e a vontade de cada etnia. "A Funai é parceira dos projetos de etnodesenvolvimento em todo o Brasil" reforça Xavier.
Nos últimos dois anos, a Funai já investiu aproximadamente R$ 30 milhões em projetos voltados à geração de renda nas aldeias, de forma responsável. Os recursos foram destinados para diversas ações que visam a autossuficiência dessas comunidades, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas, maquinário agrícola, apoio para o escoamento da produção e realização de cursos de capacitação para os indígenas.
Assessoria de Comunicação / Funai