Notícias
Seminário
Discussões sobre capacitação e linhas de crédito marcam o último dia do Seminário sobre etnodesenvolvimento em Cuiabá (MT)
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Terminou nesta sexta-feira (20), em Cuiabá (MT), o Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, etapa Centro-Oeste. Realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em parceria com a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), o evento buscou disseminar, avaliar e propor políticas de etnodesenvolvimento para os indígenas da Região. No último dia, foram discutidos tópicos sobre capacitação, organização social, crédito e financiamento.
O seminário teve a finalidade também de proporcionar o contato de gestores públicos e empresas com a temática indígena para que conheçam a realidade das comunidades e possam apoiar possíveis parcerias públicas-privadas. O evento teve a participação de aproximadamente 80 indígenas, 20 organizações não indígenas e diversas autoridades, e foi transmitido pelo canal oficial da Funai na plataforma do YouTube.
“Nosso esforço diário na Funai tem sido o de impulsionar as atividades produtivas nas aldeias, contribuindo para que os indígenas melhorem de vida e alcancem a autossuficiência econômica. Nos últimos dois anos, investimos cerca de R$ 30 milhões em projetos de etnodesenvolvimento”, destacou o presidente da Funai, Marcelo Xavier, durante discurso na abertura do seminário, que ocorreu terça-feira (17).
“Diversas iniciativas que contam com o apoio da Funai têm apresentado resultados expressivos na transformação da realidade das comunidades indígenas do Mato Grosso, como a agricultura desenvolvida pelos Paresi, a produção de arroz pelas etnias Bakairi e Xavante e o plantio de milho por indígenas Umutina, entre outros exemplos”, acrescentou Xavier. “Esperamos dar continuidade às ações, caminhando para uma nova realidade, na qual os indígenas sejam, de fato, protagonistas da própria história”, ressaltou o presidente da Funai. Veja mais no vídeo:
No primeiro dia do evento, foram discutidos assuntos relativos à agricultura, extrativismo e manejo florestal. Já no segundo dia, foram debatidas iniciativas sobre piscicultura, pecuária, turismo e artesanato. Para os próximos meses, estão previstos outros quatro seminários de etnodesenvolvimento e sustentabilidade nas diferentes Regiões do país.
Dia de Campo
Na quinta-feira (19), em Cuiabá, ocorreu um Dia de Campo no âmbito do seminário. Na ocasião, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e presidente Marcelo Xavier realizaram a entrega simbólica de 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas. A iniciativa beneficiará mais de mil famílias indígenas, fortalecendo projetos voltados ao desenvolvimento sustentável nas aldeias. Confira os detalhes no vídeo abaixo:
Assessoria de Comunicação/Funai