Notícias
Associação indígena do AM é premiada por projeto de boas práticas em Sistemas Agrícolas Tradicionais
Foto: divulgação
A Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN) recebeu o primeiro lugar na edição deste ano do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A premiação contemplou o projeto da Casa das Frutas de Santa Isabel do Rio Negro (AM), que promove a gestão da cadeia de valor de produtos feitos a partir de frutas secas por comunidades indígenas do município amazonense.
Os três primeiros colocados foram premiados com R$ 70 mil cada um e as demais iniciativas selecionadas com R$ 50 mil. A ACIMRN vai destinar o valor do prêmio para a construção de uma casa de beneficiamento de frutas secas, que será utilizada por agricultores de comunidades indígenas das etnias da região. Também foram premiados o Ritual do Iyaokwa, da Associação Etnocultural Indígena Enawenê-nawê, do Mato Grosso; a feira de sementes tradicionais da etnia Krahô, do Tocantins; e a festa do Kukuho (espírito da mandioca) promovida pela Associação Indígena Ulupuwene, do Alto Xingu (MT).
Por meio de uma cerimônia virtual realizada em maio, a premiação reconheceu as melhores práticas em projetos agrícolas, extrativistas, pesqueiros e afins, que empregam conhecimentos e técnicas da cultura de comunidades e povos tradicionais. Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) envolvem espaços, práticas alimentares e agroecossistemas manejados por povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Nesses Sistemas há a interação de elementos culturais, ecológicos, históricos e socioeconômicos que resultam em diferentes arranjos e técnicas produtivas.
O Prêmio é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).
Assessoria de Comunicação / Funai
com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento