A Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu nesta terça-feira (15), em Brasília, uma ação de conscientização no âmbito da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O objetivo foi destacar a importância do diálogo, bem como alertar os servidores para os problemas relacionados à saúde mental.
A ação contou com a presença do presidente da Funai, Marcelo Xavier, que visitou as Diretorias da fundação, conversou com servidores e entregou fitas na cor amarela. Participaram também da iniciativa a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos Sociais, Iracema Alencar, a chefe do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, Agnes Magalhães, e o servidor Sebastião de Souza, da Assessoria Parlamentar da Funai. A esposa do presidente, Jucilene Rodrigues, apoiou a ação de forma voluntária. Veja as fotos no perfil oficial da Funai no Flickr.
Segundo Iracema, o preconceito e a dificuldade de falar sobre si mesmo ainda hoje são barreiras no combate ao suicídio. "Muitas pessoas não conseguem pedir ajuda. Mas é justamente através do diálogo que os casos de suicídio podem ser evitados", ressaltou a coordenadora. Confira aqui a mensagem em vídeo.
Como reforço à prevenção, o governo federal lançou a cartilha "Acolha a vida! Porque a vida vale a pena", trazendo esclarecimentos sobre automutilação e suicídio e informações acerca dos serviços de apoio da Rede de Atenção Psicossocial. Clique aqui para acessar o conteúdo da cartilha, elaborada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Assessoria de Comunicação / Funai