Notícias
Nas eleições 2020, Funai acompanha votação em aldeias do Mato Grosso
Funai participou do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2020 do TRE-MT. Foto: Divulgação/Funai
No primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, a Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhou o andamento da votação em diversas aldeias de Mato Grosso. A Coordenação Regional (CR) de Cuiabá, uma das unidades descentralizadas da Funai no estado, esteve presente em 16 zonas eleitorais da região.
O coordenador regional da Funai em Cuiabá, Benedito Garcia Araújo, participou ainda do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2020 (GGI) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que monitorou em tempo real a votação nos territórios indígenas, dando apoio em áreas como segurança e logística.
Segundo Araújo, a participação da Funai é fundamental para que as populações indígenas possam exercer sua cidadania, com respeito às especificidades de cada comunidade e aos protocolos de saúde. “A ação conjunta possibilita que, neste momento de pandemia, as urnas cheguem às aldeias e os indígenas escolham seus representantes com segurança e dignidade, em suas próprias seções eleitorais”, comenta o coordenador.
O GGI presta suporte ao TRE-MT para que todo o processo eleitoral transcorra de forma eficiente e segura, sendo composto por representantes da Funai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Casa Militar, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo Militar de Bombeiros e Secretaria de Mobilidade Urbana, além de contar com o apoio das empresas de energia e de comunicação do estado.
De acordo com o TRE-MT, em Mato Grosso foram 48 locais de votação em territórios indígenas, num total de 30 municípios. O número de eleitores aptos a votar nessas seções somou 12,9 mil indígenas. Nos locais em que haverá segundo turno, continuam valendo as normas sanitárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a votação em aldeias. As medidas estão contempladas na Portaria 182 e disponível no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Saiba mais aqui.
com informações do TRE-MT