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Gestão: melhoria de processos na Funai viabiliza retorno de R$ 843 mil aos cofres públicos
Uma série de melhorias implementadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) nos últimos 12 meses resultou em avanços nos processos de gestão. Entre os destaques, está o retorno de um total de R$ 843.076,42 aos cofres da União, referente a recebimento indevido por servidores.
A iniciativa foi conduzida pela Diretoria de Administração e Gestão (Dages) da Funai, via Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. "Constituímos um grupo de trabalho com o objetivo de reduzir o passivo de processo de reposição ao Erário. Como resultado, tivemos um retorno expressivo aos cofres públicos. Ao apostar em iniciativas como essa, a Funai cumpre com o seu papel de gerir os recursos públicos com zelo e responsabilidade", ressalta o presidente da Funai, Marcelo Xavier, que completou 1 ano no cargo.
Outra ação de destaque liderada pela Dages ao longo do último ano foi a redução do passivo de processos de Despesas de Exercícios Anteriores. Os trabalhos levaram à quitação de R$ 5,6 milhões em dívidas reconhecidas pela Funai com servidores e pensionistas.
Em outra frente, a Funai investiu R$ 16 milhões na aquisição de embarcações, caminhonetes e caminhões, entre outros veículos necessários à execução dos trabalhos nas unidades descentralizadas, beneficiando cerca de 250 mil indígenas. Parte do recurso (R$ 9,3 milhões) foi destinada à compra de 73 viaturas. Dessas, mais de 40 já foram entregues em diferentes regiões do país.
Concurso
A fundação também protocolou junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) um pedido de autorização para realização de concurso público com previsão de ofertar 826 vagas, a serem distribuídas em todas as unidades descentralizadas da Funai. Atualmente, o pedido está em análise no Ministério da Economia. Caso seja autorizado, o certame deve ser realizado no primeiro semestre de 2021.
Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações da Diretoria de Administração e Gestão