Notícias
Funai viabiliza construção de moradias em aldeias do Noroeste do MT
Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Regional Noroeste do Mato Grosso, destinou tábuas, vigas e caibros de madeira a diversas aldeias do estado. Os itens serão utilizados para diferentes fins, entre eles, a construção e reforma de casas residenciais.
As novas moradias trazem dignidade às comunidades e contribuem para a proteção e segurança das famílias indígenas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19. Além do uso nas residências, o material será empregado também na construção de galinheiros, caixas para apicultura e depósito para insumos.
As peças foram entregues em quatro Terras Indígenas de Mato Grosso: Erikpatsa e Japuíra, da etnia Rikbaktsa; Enawene Nawe, do povo de mesmo nome; Irantxe, do povo Manoki; e Menkü, da etnia Myky. No total, foram 328 m³ de madeira serrada distribuídos, sendo 139 m³ da espécie Cambará-rosa, 141 m³ do tipo Cedrinho e 48 m³ da espécie Catuaba. Todo o material foi doado pela unidade do Ibama em Juína (MT).
Assessoria de Comunicação/Funai
com informações da CR Noroeste do Mato Grosso