Notícias
Gestão
Funai realiza visita técnica para melhorias em unidades descentralizadas do órgão no Amazonas
Da direita para a esquerda: Camilla Marques, coordenadora de Desenvolvimento Pessoal; Jonas Sousa, coordenador-geral de Gestão de Pessoas substituto; Paulo Pinto, coordenador-geral de Gestão de Pessoas; Leandro do Amaral, chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da CR Vale do Javari; Henry Charlles, coordenador regional do Vale do Javari; e Danielle Brasileiro, coordenadora regional substituta. Foto: Divulgação/Funai.
A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Diretoria de Administração e Gestão (Dages), realiza esta semana visita técnica a duas unidades descentralizadas do órgão no estado do Amazonas: a Coordenação Regional (CR) Alto Solimões, em Tabatinga, e a CR Vale do Javari, em Atalaia do Norte. O intuito é levantar as principais demandas das unidades e discutir melhorias na área administrativa e de gestão de pessoal.
Participam da missão, entre os dias 28 e 30 de outubro, o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Paulo Pinto, neste ato como diretor de Administração e Gestão substituto, Jonas Sousa, coordenador-geral de Gestão de Pessoas substituto, e a coordenadora de Desenvolvimento Pessoal da Funai, Camilla Rodrigues Marques.
Equipe em frente da CR Vale do Javari, em Atalaia do Norte, com o coordenador regional Henry Charlles. Foto: Divulgação/Funai
“O conhecimento das realidades e particularidades locais é de extrema importância para o desenvolvimento e implementação de ações e políticas administrativas e de gestão de pessoas que não sejam divorciadas da realidade. Fazendo uma analogia e paródia com a ciência, podemos dizer que o Gestor (pesquisador) é como um camaleão, que deve mudar suas cores de acordo com os solos (realidades) cambiantes em que pisa”, comenta Paulo.
Ainda segundo ele, a Coordenação-Geral de Pessoas (CGGP) da Funai vem trabalhando em diversas ações que buscam respeitar as diferentes realidades da fundação. “Um dos exemplos é a instrução processual que a CGGP está fazendo para pleitear o adicional de fronteira aos servidores que trabalham nessas regiões”, destaca o coordenador.
Equipe da CGGP em Tabatinga, com o coordenador regional Jorge Baruf e servidores da CR Alto Solimões. Foto: Divulgação/Funai
Antes da chegada às unidades, toda a equipe foi testada e apresentou resultado negativo para o novo coronavírus. A viagem faz parte de uma série de visitas técnicas a diversas CRs, com o objetivo de otimizar o trabalho da Funai nas pontas. A primeira visita ocorreu na última semana em Altamira (PA), na CR Centro Leste do Pará.
Assessoria de Comunicação/Funai