Notícias
Funai e Enap assinam termo de adesão para oferta de cursos de capacitação sobre temática indígena
A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Escola Nacional de Educação Pública (Enap) assinaram um termo de adesão ao Protocolo de Intenções para realização de cursos de capacitação com temática indígena. O primeiro curso, sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI), será disponibilizado na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG) para gestores indígenas e não indígenas no início do próximo ano.
O presidente da Funai, Marcelo Xavier, destaca a relevância da adesão, que possibilitará à sociedade como um todo o acesso a cursos com conteúdo da temática indígena. "Por meio do Protocolo de Intenções, a Funai terá acesso a serviços como a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados. Os conteúdos dos cursos serão elaborados por servidores da Funai", explica.
O curso sobre a PNGATI deve ter carga horária de 100 horas/aula na modalidade de educação à distância (EaD). Coordenada pela Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS/Funai), a iniciativa tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
De acordo com o Decreto nº 7.747/2012, a PNGATI busca garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas. Visa, ainda, assegurar a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural desses povos, respeitando sua autonomia sociocultural.
Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável