Notícias
Nota de Falecimento - José Tavares de Arro
A Funai lamenta o falecimento do servidor e grande liderança da família Kanamari do Vale do Javari, José Tavares de Arro, também conhecido como Puruiá, no último dia 6.
O cacique foi o primeiro Kanamari a se tornar servidor da Funai. Junto ao órgão indigenista, foi um dos responsáveis pela retirada de indígenas Kanamari da situação de semi-escravidão imposta por chefes dos seringais no Vale do Javari. Incentivador da preservação cultural e do crescimento de seu povo, Puruiá investia parte do próprio salário no auxílio à comunidade, promovia os roçados coletivos e lutava pela permanência dos cantos e da cultura de modo geral.
Enquanto servidor, também teve uma contribuição significativa no contato com outros povos indígenas, como os Matís, por exemplo. A coordenadora regional substituta do Vale do Javari, Danielle Brasileiro, define o falecimento como uma grande perda tanto para os Kanamari quanto para a instituição que sempre se apoiou na experiência que o servidor tinha na região.
O cacique Puruiá deixou seis filhos, 25 netos e um legado representativo junto à comunidade Kanamari e às demais lideranças do Vale do Javari.
Assessoria de Comunicação e CR Vale do Javari
Com informações de José Ninha Tavares