Notícias
Artesãs indígenas fortalecem protagonismo das mulheres nas aldeias do Médio Purus
A Oficina para o Fortalecimento do Protagonismo da Mulher Indígena Artesã reuniu cerca de 70 mulheres da região do Médio Purus - AM, entre os dias 3 e 6 de dezembro, no intuito de proporcionar a troca de saberes e práticas entre as artesãs indígenas. A iniciativa das mulheres das Terras Indígenas Apurinã do Igarapé São João; Apurinã do Igarapé Tawamirim, Boca do Jacaré, Itixi Mitari, Kanynary Itixi Mirixiti, Mamori; Sabazinho e Trevo foi apoiada pela Coordenação Regional Médio Purus, Coordenação Técnica Local de Tapauá-AM e Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento.
A artesã do povo Paumari, Leonita da Silva, destacou a forte ligação entre identidade indígena e o artesanato dos povos tradicionais. "O artesanato é a identificação de quem você é como pessoa indígena, como pessoa no mundo. Têm muitas coisas dentro de um simples balaio, que de simples não tem nada", ressaltou.
O último dia da Oficina foi reservado para a assembleia geral das mulheres, sendo criada a Associação das Mulheres Indígenas Artesãs de Tapauá (Apiata Atapara-Asika Kako'diaki). Na língua Apurinã Apiata Atapara-Asika significa "fazer a força" e Kako'diaki significa "ajudar" na língua Paumari.
Assessoria de Comunicação Social
com informações da Coordenação Regional Médio Purus