Notícias
SESAI inaugura brinquedoteca em Ourolândia do Norte
As crianças que se hospedarem ou que estiverem acompanhando pessoas hospedadas na Casa de Saúde Indígena (CASAI) em Ourilândia do Norte (PA) agora têm uma nova fonte de lazer: a brinquedoteca inaugurada a partir da parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Associação Floresta Protegida (AFP).
Com capacidade para receber até 20 crianças, o espaço é destinado aos pacientes do Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó do Pará (DSEI/SESAI), onde há predominância da etnia Mebengokré.
A psicóloga e Referência Técnica em Saúde Mental e Bem Viver Indígena Willianne Maior foi uma das responsáveis por formalizar o projeto da brinquedoteca, inaugurada em setembro. Ela ressalta a importância do espaço no tratamento e na recuperação dos jovens indígenas: "A existência de uma brinquedoteca num espaço de CASAI é algo de extremo valor, tanto para as crianças quanto para seus pais e acompanhantes, porque torna o tempo de permanência na CASAI menos ansioso, mais tranquilo e divertido".
A brinquedoteca foi viabilizada graças a um esforço conjunto entre o DSEI Kayapó do Pará e a AFP. A Associação forneceu os materiais físicos – móveis, brinquedos, material de expediente, jogos educativos e eletroeletrônicos –, além de pensar a pedagogia. O local não é apenas um espaço lúdico, também pode ser utilizado para atividades de educação em saúde, palestras e rodas de conversas que visam estreitar vínculos entre profissionais de saúde e pacientes.
por Comunicação SESAI/Ministério da Saúde
com informações do DSEI Kayapó do Pará