Notícias
Nação Xerente avança na Câmara de Tocantínia
Nesta segunda-feira(23), Raimundo Kwasku Xerente, vereador em Tocantínia/TO, assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal.
Raimundo, um dos três indígenas eleitos como vereadores no município em 2016, é cacique da Aldeia Bom Jardim, na Terra Indígena Xerente e, atualmente, cumpre o primeiro mandato político eleitoral.
Estiveram presentes, durante a solenidade na Câmara Municipal de Tocantínia, lideranças e presidentes de associações indígenas, além de secretários municipais.
Srêwe Xerente, presidente da União Indígena Xerente (UNIX) mostra o otimismo da entidade com o avanço da participação indígena na política de Tocantínia que começou na década de 90 quando o primeiro vereador indígena, Ângelo Xerente, assumiu uma das cadeiras na casa. "Nós somamos a metade da população do município, por isso é importante garantir a legitimidade da participação nas decisões políticas. Dessa forma, lutamos para a efetivação de programas de políticas públicas com a representação indígena", declarou Srêwe.
Ivan Xerente, também vereador indígena, assume a pasta de primeiro secretário no legislativo e afirma compromisso em prol do fortalecimento da bancada Xerente.
Ascom/Funai