Notícias
Em reunião com lideranças da Bahia, Franklimberg assina acordo que beneficia comunidade da Terra Indígena Barra Velha
O presidente Franklimberg de Freitas se reuniu hoje (28) com lideranças das nações Pataxó, Tapuya, Tupinambá e Tumbalalá para tratar de questões referentes a processos relacionados a terras indígenas da Bahia, autorização de construções de escolas e fortalecimento das unidades locais da Fundação.
Juntamente com a equipe técnica da Coordenação-Geral de Identificação e Delimitação – CGID, o presidente ouviu e se manifestou sobre cada uma das declarações das lideranças sobre a situação específica de processos relacionados às terras que ocupam e, na oportunidade, assinou o acordo entre a Funai e a empresa Veracel, que concede uma área equivalente a 15 hectares para ocupação por comunidade da Aldeia Nova Esperança, da Terra Indígena Barra Velha.
A assinatura do acordo foi recebida com alegria pelas lideranças, que destacaram a importância de poderem contar com servidores que, de fato, estejam envolvidos com a causa indígena. "A gente agradece a todos que desempenharam o processo que vem trazer tranquilidade a essa comunidade", comentou Ubiratã Pataxó, cacique da aldeia.
Franklimberg ressaltou a importância da nomeação dos novos servidores, parte deles lotados na CGID, para apoiar e dar celeridade aos processos relacionados às terras indígenas. Informou, ainda, sobre a futura criação de núcleos subordinados às Coordenações Regionais: unidades representadas por um servidor que acesse às comunidades e preste o atendimento necessário à garantia dos direitos sociais.
Kézia Abiorana
Ascom/Funai