Notícias
Desativado foco de extração ilegal de madeira no Rio Grande do Sul
Por terra e ar (com auxílio de drones), os Kaingang da Terra Indígena (TI) Guarita, no Rio Grande do Sul, apoiaram a Coordenação Regional de Passo Fundo e a Brigada da Polícia Militar do município de Tenente Portela nas operações de fiscalização e monitoramento territorial ocorridas no dia 31 de outubro e de 12 a 14 de novembro.
O desmatamento ilegal e descontrolado realizado por pessoas de fora da comunidade têm causado prejuízo ambiental e econômico aos indígenas da região.
A parceria entre as instituições e comunidade indígena possibilitou desativar foco de extração ilegal de madeira no interior da TI, cuja cadeia foi descoberta desde a origem até os receptadores. Durante a operação, a equipe encontrou acampamento com motosseras e toras de madeira.
As operações articuladas pela Funai, Polícia Federal, Brigada Militar e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), juntamente com a comunidade indígena, têm liberado áreas antes inacessíveis por conta do crime organizado, de forma a restabelecer o usufruto da área aos Kaingang.
Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações da CR Passo Fundo