Notícias
Alta gestão da Funai reitera compromisso com implementação do Programa de Integridade
Após instaurar o Comitê de Elaboração e Implementação do Programa de Integridade, formado por servidores da presidência e diretorias da Funai, a alta gestão do órgão renovou o total apoio e comprometimento com o trabalho que visa promover medidas e ações para prevenir, detectar, punir e remediar fraudes e atos de corrupção.
A coordenadora-geral de Gestão Estratégica, Núbia Rocha, explica que a ação faz parte de uma proposta do poder público que começou com adoção de medidas em busca da integridade nos órgãos governamentais. "Um dos objetivos desse trabalho é trazer para os fóruns de discussão e decisão questões sensíveis com o intuito de mitigar atos de corrupção e desvios éticos dentro do órgão. Na minha opinião, trata-se de um avanço na governança pública!", define a coordenadora.
Em reunião com o Comitê, o presidente Wallace Bastos manifestou total apoio por parte da alta gestão e destacou a atuação das unidades na instauração do programa: "A participação efetiva das instâncias vai possibilitar que a Funai construa em todos os níveis uma cultura ética e de prevenção à fraude na instituição."
No final de novembro, a Funai apresentará à Controladoria-Geral da União (CGU) o Plano de Integridade elaborado pelo comitê. O documento terá um resumo das medidas a serem implementadas e será construído após o levantamento dos riscos à integridade na Funai e o estabelecimento de medidas de tratamento a eles.
Eloísa Farias, uma das integrantes do comitê, define os riscos à integridade como fortes inibidores do alcance de resultados e geração de valores à sociedade. "É nesse sentido que se traduz o apoio da alta administração: garantir que o Programa de Integridade seja implementado e que o plano seja executado sem que haja barreiras. Os benefícios dessa empreitada serão múltiplos.", declara.
Os documentos principais que embasam o trabalho do comitê são o Decreto 9.203/17, a Portaria 1089/18/CGU e publicações orientadoras da Controladoria-Geral da União. Após a publicação do plano, a instância permanece para monitoramento contínuo da implementação das medidas e dos resultados alcançados.
Assessoria de Comunicação/Funai