Notícias
Presidente da Funai entrega equipamentos e geradores de energia para 21 comunidades indígenas de Oiapoque
O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, e o senador do Amapá, Davi Alcolumbre, entregaram nesse sábado (12), na Coordenação Técnica Local do município de Oiapoque, 23 geradores de energia, sete voadeiras e 6 motores de popa, que beneficiarão 21 comunidades indígenas da região. Alcolumbre anunciou que indicou mais R$ 1 milhão para atender as outras aldeias. Ao todo, são 52 comunidades indígenas no município.
Na solenidade, que contou com a presença de 50 caciques e cerca de 300 indígenas, Franklimberg agradeceu o senador Davi pela emenda parlamentar empenhada para a Funai, no valor de R$ 780 mil. "Graças ao recurso entregue pelo senador Davi, nossas comunidades terão energia elétrica, e mais de 5 mil indígenas serão beneficiados", comemorou o presidente da Funai.
Para o cacique Luciano, da aldeia do Manga, essa é uma grande vitória para as comunidades indígenas da região. "Vamos poder produzir mais com a energia elétrica e escoar a produção através do rio com as catraias", ressaltou.
Aproveitando a oportunidade, lideranças indígenas entregaram à Franklimberg uma carta pedindo mais segurança no Rio Oiapoque. De acordo com Priscila Barbosa, liderança indígena do município, roubos na beira do rio e furtos nas comunidades indígenas da área têm se tornado frequentes.
Após o evento, o presidente da Funai conversou com as lideranças indígenas presentes. Os caciques reivindicam mais educação, saúde e segurança nas comunidades. Franklimberg ouviu com atenção às solicitações e prometeu dar mais atenção aos indígenas do município.
Rádio Fronteira 104 FM
Antes de chegarem ao local de entrega dos equipamentos, o presidente da Funai e o senador Davi Alcolumbre concederam entrevista para a rádio Fronteira 104 FM, de Oiapoque. Estavam presentes a prefeita do município, Maria Orlanda, e o vice-prefeito indígena, Erlis Karipuna. Durante a entrevista, Orlanda agradeceu a presença de Franklimberg na região e afirmou que há muitos anos um presidente da Funai não visitava o município.
Pistas de pouso
Após a entrega dos equipamentos em Oiapoque, Franklimberg recebeu, no aeroporto de Macapá, lideranças indígenas das etnias Waiana e Aparai, que solicitaram a homologação da pista de pouso da aldeia Bona, da Terra Indígena Parque do Tumucumaque.
"Entraremos em contato com a Sesai para aceleramos a homologação dessa pista de pouso. É muito importante para a comunidade e a Funai tem o total interesse em ajudar", informou o presidente.
Priscilla Torres
ASCOM Funai