Notícias
Povo Munduruku festeja visita do presidente da Funai e pede fortalecimento da CR Tapajós
O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, visitou nessa terça-feira (29) a aldeia Katô, em Jacareacanga (PA), do povo indígena Munduruku do Alto e Médio Tapajós, para ouvir as reivindicações da comunidade. As lideranças e caciques presentes, juntamente com suas organizações oficiais, representadas pela Associação Indígena Pusuru-AIP e o Conselho Indígena Munduruku do Alto Tapajós (CIMAT), receberam Franklimberg com flores e danças e apresentaram 45 propostas de melhorias para a região.
"Gostaríamos muito de apresentar nossas reivindicações, mas o mais importante é o senhor estar aqui. Estamos muito felizes por isso", afirmou uma das lideranças locais.
Entre as principais reivindicações, os Munduruku pedem o fortalecimento da Coordenação Regional de Tapajós, através de mais recursos financeiros e servidores capacitados; a nomeação de Ivanildo Saw Munduruku para assumir a Divisão Técnica (DIT) da CR; e a presença anual do presidente da Funai na aldeia.
"Com a chegada dos concursados agora em dezembro e de recursos enviados pelo governo, poderemos enviar mais servidores e orçamento para a Coordenação Regional Tapajós. Além disso, é com muita alegria que informo a nomeação do DIT Ivanildo Saw Munduruku, que deverá sair nesta quinta-feira do Diário Oficial da União", comemorou o presidente, que se comprometeu a visitar a aldeia com mais frequência.
Participaram da reunião, além de servidores da Funai, o cacique-geral Arnaldo Kabá Munduruku e o prefeito de Jacareacanga, Raimundo Santiago.
Segunda visita em quatro meses
Desde que assumiu a presidência, essa já é a segunda visita de Franklimberg aos Munduruku. Em julho, o presidente se reuniu, no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, em Jacareacanga, com lideranças da comunidade, Ministério Público e a empresa responsável pelo empreendimento. Na época, os indígenas pediam a devolução de urnas funerárias que estavam enterradas onde a hidrelétrica está sendo construída e a demarcação e homologação da Terra Indígena Sawré Muyubu.
Priscilla Torres
ASCOM Funai