Notícias
Nota de Pesar
Nessa terça-feira, 6 de junho, faleceu Iawi Avá Canoeiro (56 anos), integrante do segundo grupo Avá Canoeiro contatado em 1983, no alto rio Tocantins. Iawi vivia com sua família na Terra Indígena Avá Canoeiro, no município de Minaçu (GO), e lutava contra um linfoma desde 2013. Iawi era o homem mais velho de um pequeno grupo, considerado pela Funai como de recente contato, que enfrentou sucessivos massacres ao longo de décadas. Grande parte de seus familiares morreram por volta de 1966, no massacre na região da Mata do Café, então município de Uruaçu/GO.
No momento do contato oficial com o então Departamento de Índios Isolados da Funai, os Avá somavam apenas quatro indígenas. Atualmente, o reduzido grupo de Minaçu é constituído por Matcha – 76 anos, Nakwatcha – 71 anos, Tuia – 46 anos (esposa), Trumak – 31 anos, e Niwathima – 29 anos, casada com Parazinho Tapirapé que tem três filhos Paxeo, Wiro'i e Kaogo.
Sempre alegre, Iawi será lembrado por todos como líder firme e muito carinhoso. Deixa saudades em todos os que tiveram a honra de conviver com ele!
Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados