Notícias
Funai e Arquivo Nacional planejam parcerias
O presidente da Funai, Antonio Costa, realizou hoje (30) reunião com o diretor-geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, para tratar da gestão documental no órgão, bem como analisar possibilidades de parceria entre as instituições.
Durante a reunião, a equipe da Coordenação Geral de Gestão Estratégica (CGGE) apresentou a atual situação das atividades de gestão documental na Funai, incluindo os desafios e as soluções decorrentes da implementação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.
A Política de Gestão Documental da Funai foi instituída pela Portaria nº 970/Pres, de 15/08/13, com intuito de melhorar a gestão dos acervos do órgão e criar instrumentos como o Manual de Gestão de Documentos da Funai. Outra medida relevante foi a criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, que tem como principal finalidade a definição dos prazos de vida útil dos documentos.
A equipe da CGGE descreveu como um dos principais pontos de fragilidade do órgão a manutenção dos acervos das Coordenações Regionais, junto às quais foram feitos projetos em anos anteriores para a higienização, ordenação e acondicionamento de documentos, já que muitos estavam guardados sob condições inadequadas e correndo grande risco de perda de informação, sem, no entanto, que se alcançasse a totalidade dos acervos que precisam de adequações em seu tratamento.
Frente aos temas levantados, José Ricardo ofereceu os serviços de especialistas do Arquivo Nacional, sobretudo com relação aos acervos das unidades regionais, seja para dar orientações, seja para a guarda dos acervos de caráter permanente.
Ao final, o presidente da Funai solicitou que fosse feito um relatório com as necessidades da área de gestão documental do órgão para encaminhamento ao Arquivo Nacional e posterior identificação de quais parcerias poderão ser feitas entre os órgãos.
Colaboração: Lorena Soares/ CGGE