Notícias
Presidente da Funai visita a Terra Indígena Pankararu (PE)
A Terra Indígena Pankararu recebeu, na segunda-feira (22), a visita do presidente da Funai, João Pedro. Ele foi recebido com o ritual do Praiá e falou sobre o reconhecimento da tradicionalidade daquele território já homologado, mas que atualmente se encontra judicializado.
"Reconhecemos a terra indígena e consideramos fundamental para o presente e o futuro dos povos indígenas a regularização definitiva da terra. Passa por uma decisão da Justiça a retirada dos não índios do território. É impossível essa convivência, pois são culturas diferentes, visões diferentes de mundo e da tradicionalidade. Precisamos fazer isso que é um papel do Estado democrático de direito", afirmou.
Em sua passagem pela região, o presidente também esteve reunido com representantes de 12 etnias do norte da Bahia, jurisdicionadas à Coordenação Regional Baixo São Francisco, em de Paulo Afonso (BA).
Os indígenas entregaram um documento reivindicando o fortalecimento da Funai na região, com melhores condições de trabalho e maior orçamento, e a abertura de uma Coordenação Regional em Recife (PE); a presença de um procurador federal na CR Baixo São Francisco para atender as demandas das comunidades; e a não redução dos cargos comissionados na Funai.
João Pedro propôs a realização de reuniões conjuntas com o governo do estado para atender alguns pleitos, assim como articulações com o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI-BA) a fim de dar encaminhamento a demandas relacionadas à água potável e outras correlatas à saúde indígena. Ele assegurou que dará apoio para lotar um procurador na CR e fortalecer a instituição.
Informou, ainda, que a redução dos cargos comissionados é uma determinação do Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento, e que está tentando renegociar os cortes, justificando a importância das Coordenações Técnicas Locais que serão impactadas diretamente, caso haja a redução prevista.
Na terça-feira (23), o presidente visitou as instalações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) cuja Barragem de Itaparica impactou diretamente o território do povo Tuxá.
Colaboração: Hawaty Tuxá