Notícias
Nota de pesar
A Funai recebeu, com imenso pesar, a notícia do falecimento da liderança indígena Toprãmre Krohokrenhum Jopaipaire, ocorrido na noite de terça-feira (18), em Belém – PA.
A liderança era presidente da Associação Indígena Parkatêjê AmjipTar Kaxuwa desde a sua fundação. Uma das estratégias recentes utilizadas pela Associação presidida por Krohokrenhum em defesa da autonomia do povo Parkatêjê foi estimular seus integrantes a cursar o ensino superior, utilizando-se do sistema de cotas nas universidades públicas criado em 2010.
Os Parkatêjê sempre lutaram contra a política de integração promovida pelo Estado brasileiro nos anos 70 e contra as invasões de seu território derivadas dos projetos de integração regional da Amazônia desenvolvidos à época. Krohokrenhum se consolidou como uma grande referência no movimento que construiu a autonomia dos indígenas Parkatêjê na gestão de seu território e das compensações advindas dos empreendimentos que lhes impactaram.
A liderança faleceu devido a complicações pulmonares decorrentes de uma infecção bacteriana grave. O translado do corpo de Krohokrenhum para Marabá/aldeia Parkatêjê foi realizado ontem (19), e o velório iniciado no mesmo dia, durante a noite.
Fundação Nacional do Índio
20 de outubro de 2016