Notícias
Nota de pesar
A Fundação Nacional do Índio – Funai comunica, com imenso pesar, o falecimento da liderança indígena Rosane Mattos Kaingang, na noite de ontem (16), em Brasília-DF. O velório será realizado hoje, de 19h às 22h, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.
Natural do Rio Grande do Sul, Rosane foi a primeira mulher indígena a assumir uma coordenação geral na Funai. Ocupou o cargo de Coordenadora Geral de Desenvolvimento Comunitário, de 2005 a 2007, quando criou uma estrutura para apoiar projetos de mulheres indígenas, incentivando ainda a organização política dessas mulheres.
Rosane sempre foi uma incansável defensora dos direitos dos povos indígenas. Integrou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL), representando, em especial, a voz das mulheres indígenas.
A Funai presta homenagem à Rosane Kaingang, bem como a seus familiares e amigos, manifestando gratidão por seu trabalho, dedicação e exemplo ao lado dos povos indígenas do Brasil.
Fundação Nacional do Índio – Funai
Brasília, 17 de outubro de 2016.