Notícias
Mais de 50 indígenas recebem Certidão de Nascimento
Na última segunda-feira (24), indígenas das etnias Krahô Kanela da aldeia Lankraré e Javaé da aldeia Boto Velho na Ilha do Bananal, ambas localizadas em Tocantins, receberam os documentos de Certidão de Nascimento. O evento ocorreu no Centro de Convenções Lagoa da Confusão.
Para os servidores da Funai que participaram, "este foi um momento de exercício da cidadania, que vai além da entrega de papéis, mas reflete a luta de um povo pelo reconhecimento e valorização de sua cultura". Nesse primeiro momento foram entregues 41 certidões para os índios da etnia Krahô Kanela e 19 para os Javaé. As demais certidões serão requeridas posteriormente.
Essa ação de retificação das Certidões de Nascimento foi determinada pelo poder judiciário da Comarca de Cristalândia, por decisão do Juiz Wellington Magalhães, com parceria da Advocacia Geral da União, Funai, Defensoria Pública e Prefeitura da Lagoa da Confusão.
Na solenidade de entrega das Certidões de Nascimento para os indígenas, o Ministério Público Federal também se fez presente, através do Dr. Álvaro Lotufo Manzano.