Notícias
Etapa Regional de Altamira (PA) trabalha a memória dos povos da região
No segundo dia de atividades da Etapa Regional de Altamira (PA) da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, que se dedicaram à discussão e apresentação de uma linha do tempo da região. Conforme a metodologia prevista, nessa atividade os indígenas destacaram acontecimentos que marcaram as suas vidas, sendo comum a todos os povos presentes os impactos causados pelo empreendimento hidrelétrico de Belo Monte.
Os Xikrim, com ajuda de um tradutor, colocaram como primeiro marco da sua linha do tempo o contato, em 1952, com os sertanistas Kamirã, Rubens e Lolotéu e, após nove anos, a pacificação dos Xikrim do rio Bacajá pelo sertanista Chico Meirelles. Destacaram, ainda nesse período, um surto de gripe, que fez com que os Xikrim recuassem de volta para a floresta. As recordações dos anciões se tornaram uma aula para os mais jovens, que destacaram como um marco importante os avanços com a chegada do primeiro professor na Terra Indígena Wangã e as melhorias na área de saúde e educação.
A linha do tempo dos povos Xipaia, Curuaia e Juruna foi marcada, no início do contato, pela escravidão em uma aldeia localizada no Igarapé das Panelas. Citaram ainda, em 1967, a criação da Funai como marco para a não extinção desses povos. A demarcação da Terra Indígena Paquiçamba, o primeiro contato com os povos Arara e Parakanã, o Estatuto do Índio, a Constituição de 1988 e a Convenção 169 da OIT constaram na lista de marcos da vida desses povos.
Esses e outros aspectos da história e memória dos povos presentes serão utilizados para a reflexão e elaboração de propostas visando à consolidação da política indigenista do Estado brasileiro, pois comporão a grande discussão com representantes de todo o País, durante a Conferência Nacional a ser realizada em Brasília, em dezembro deste ano. A apresentação de moções e a aprovação das propostas das Etapas Locais, que antecederam essa fase regional, finalizaram os trabalhos da Etapa de Altamira, que ocorreu de 17 a 19 de setembro.