Notícias
CNPI realiza sua 26ª Reunião Ordinária
No último dia 12 de dezembro, foi realizada no Centro de Formação Indigenista da Funai, em Sobradinho/DF, a 26ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI, com a presença dos representantes indígenas, de organizações indigenistas e dos órgãos governamentais, além de convidados.
No encontro, aberto pelo presidente da CNPI e da Funai, Flávio Chiarelli Vicente de Azevedo, avaliou-se o resultado da Oficina de Aprimoramento do Processo de Construção da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada nos dois dias anteriores (10 e 11), também no Distrito Federal, com a participação de setenta e cinco lideranças indígenas, representantes governamentais e de organizações indígenas.
Os representantes indígenas lembraram que sua atenção durante a Oficina esteve dividida com o trâmite, no Congresso, da Proposta de Emenda à Constituição 215/2000, que transfere para o Poder Legislativo a decisão final sobre demarcações de terras indígenas, mas que isso não impediu os avanços no planejamento para a Conferência. Os indígenas avaliaram positivamente a organização, as palestras e as contribuições de todos participantes para os trabalhos da Comissão Organizadora da Conferência Nacional.
Da mesma forma os representantes governamentais e indigenistas apresentaram suas avaliações e proposições para as atividades a serem desenvolvidas pela Comissão até a realização do Seminário Nacional de Formação, em fevereiro de 2015.
Ainda na pauta, conforme demandado pela bancada indígena e acordado na reunião anterior da CNPI, foram convidados para apresentar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, previstos para 2015, Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal, Rivelino Macuxi, coordenador geral de política esportiva indígena do Ministério do Esporte, e Patrícia Fregonesi, diretora de relações institucionais dos Jogos Indígenas, da Secretaria Extraordinária dos Jogos Mundiais Indígenas da Prefeitura de Palmas.
Marcos Terena fez uma apresentação geral dos Jogos, Rivelino Macuxi falou do apoio dado pelo Ministério do Esporte e Patrícia Fregonesi apresentou vídeos e materiais da campanha promocional do evento, a ser realizado na cidade de Palmas/TO. O evento já está com o processo de organização bem avançado, orçamento disponível e com um site na internet. "O importante não é ganhar, e sim celebrar", afirmou Marcos, ressaltando o papel dos Jogos na afirmação da identidade indígena, que vai além de uma simples competição.
A bancada indígena da CNPI ficou com a tarefa de analisar a proposta apresentada e encaminhar aos organizadores dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas suas contribuições.
As próximas reuniões ordinárias da CNPI, que se realizam aproximadamente a cada três meses, ficaram provisoriamente definidas para 10 a 13 de março (27ª), 02 a 05 de junho (28ª), 15 a 18 de setembro (29ª) e 15 a 18 de dezembro (30ª). Também ficou definido que haverá uma reunião extraordinária um pouco antes da realização da etapa nacional da 1ª Conferência, para acertos finais.
Veja também:
Oficina dá início ao processo de realização da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista