Notícias
Operação apreende mais de 85 m³ de madeira de lei transportada ilegalmente
A Funai, o Ibama e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAM), realizaram no último dia 13 um patrulhamento no Rio Manicoré, no entorno da Terra Indígena Rio Manicoré, localizada no município de Manicoré, sul do Estado do Amazonas.
Na operação conjunta, organizada pela Coordenação Regional da FUNAI de Manaus, um madeireiro ilegal foi preso transportando 85,367 m³ de madeira de lei em toras. A madeira, em sua maior parte Angelim-pedra, estava sendo transportada numa balsa Navezon B29.
Durante a abordagem o condutor da balsa não apresentou o Documento de Origem Floresta – DOF, que obrigatoriamente deve acompanhar produto ou subproduto florestal nativo, da origem ao destino nele consignado, por meio de transporte individual: rodoviário, aéreo, ferroviário, fluvial ou marítimo.
A suspeita é de que o desflorestamento esteja ocorrendo no interior da Terra Indígena Rio Manicoré e nas áreas adjacentes.
Ao longo da operação denominada Terra Indígena Rio Manicoré foram apreendidos ainda 03 tratores, 05 motosserras, 01 lancha de ação rápida e 01 balsa de grande porte, além de 5 espingardas.
Todo material foi encaminhado ao 28° Departamento de Polícia de Manicoré pela equipe da Policia Ambiental, em parceria com a FUNAI e o IBAMA.