Notícias
Museu do Índio/RJ prepara programação para celebrar o dia 19 de abril
Este ano, o Museu do Índio, no Rio de Janeiro, preparou uma série de atividades comemorativas ao dia 19 de abril (Dia do Índio) que incluem desde a exibição de filmes sobre a cultura indígena, até apresentações, ao ar livre, dos cantos e danças do povo Fulni-ô (PE).
Na Mostra de Filmes de Arte Indígena, serão exibidas, ao longo do dia, duas produções: “Ritxoko, arte cerâmica dos Iny – karajá da Ilha do Bananal, Tocantins” e “Tuhti, arte de tecer dos Tikmũ’ũn – Maxakali de Minas Gerais”.
O visitante, também, poderá conhecer detalhes sobre os povos de várias etnias por meio do Portal de Línguas e Culturas Indígenas do MI. Em instalações distribuídas pelos jardins do museu, o portal - com layout reformulado - estará disponibilizando informações coletadas por pesquisadores indígenas em suas próprias aldeias.
Além disso, o Museu do Índio vai aproveitar o evento para lançar o selo comemorativo dos 60 anos da instituição. E quem visitar o Museu, neste dia, vai receber de brinde os catálogos “Iny: Bero Manhadu – Povo do Rio – Os karajá da Ilha do Bananal” e “Mbya: Tape Porá – Impressões e Movimento – os Guarani Mbya no Rio de Janeiro”.
A programação do dia 19/04 (sexta-feira) acontece das 9h às 17h30min, com entrada franca.
Vale lembrar que, durante o mês de abril, o Museu do Índio está oferecendo ao público uma série especial de atividades gratuitas.
Confira a programação:
Dia do Índio 19 de abril (sexta-feira)
. Mostra de filmes de arte indígena;
. Lançamento do selo comemorativo Museu do Índio 60 Anos;
. Distribuição de catálogos Guarani e Karajá;
. Apresentação cultural dos Fulni-ô, da Aldeia Águas Belas (PE).
A apresentação cultural dos Fulni-ô vai até o dia 28 de abril, sempre às 10h e 15h.
No feriado, dia 23 (terça-feira), somente às 15 horas.
No dia 27 (sábado), às 16 horas.
No dia 28 (domingo), às 14h e 16 horas.
Fonte: Comunicação Social/MI